domingo, 4 de março de 2012

O relacionamento com os meus filhos.

Bom dia amados!

Que a paz do Senhor esteja com todos.

Hoje vamos falar de um homem que não conseguiu agradar a Deus através de seus filhos.

Eli - Um homem que não soube disciplinar

Por quarenta anos, Eli cumpriu sua obrigação. Dia após dia, ele trabalhou fielmente como sacerdote e juiz. Foi responsável por várias tarefas no Tabernáculo em Siló, local onde, por cerca de trezentos anos, a tenda móvel de adoração de Israel permaneceu instalada. Ele também tinha um aprendiz sob sua orientação, Samuel, a quem ensinou como ouvir a voz de Deus (1Sm 3.2-9) e se preparar para ser sacerdote.
Em seu sacerdócio público, Eli conseguiu uma nota média, suficiente para passar, mas sua vida pessoal foi um grande fiasco porque ele errou na disciplina dos filhos. A disciplina é um ingrediente necessário no discipulado. Não há como seguir na vida sem ter alguém a quem prestar contas. A questão não é de opção. Como diz 2Timóteo 4,2: "... repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina."
Os filhos de Eli não eram apenas indiciplinados; eles também eram maldosos (1Sm 2.12). Desafiavam abertamente as regras relacionadas aos sacrifícios com carne de animais (1Sm 2.13-17) e ameaçavam agredir as pessoas que não lhes entregassem  o que pediam (1Sm 2.16). Eles roubavam os primeiros cortes da carne, que pertenciam a Deus. Eles seduziam as mulheres que trabalhavam às portas do Tabernáculo (1Sm 2.22).
Eli era uma pessoa dócil demais, por isso não conseguia controlar os filhos. Ele foi apropriadamente sensível diante da angústia emocional de Ana (1Sm 1.12-18), mas passou da conta na hora de lidar com o comportamento dos filhos (1Sm 2.22-25). Quando se trata da criação de filhos, o autoritarismo é tão inaceitável quanto a apatia. Por isso, Deus teve de confrontar o sacerdote que não era capaz de confrontar seus filhos perversos (1Sm 2.27). Um profeta procurou Eli e disse a ele que os dois rapases morreriam no mesmo dia (1Sm 2.34).
A frouxidão de Eli em relação à vida também se revelava em hábitos alimentares, pois o profeta estava muito acima do peso (1Sm 4.18). Por causa de sua obesidade, ele sofreu uma queda que lhe foi fatal (1Sm 4.18).
El, a palavra do hebraico que significa "Deus", fazia parte do nome de Eli, mas o velho sacerdote precisava de uma dose mais forte de Deus no que dizia respeito à questão de disciplina. Até que ponto você consegue influenciar a vida de seus filhos, desde a recomendação para que comam vegetais e durmam cedo até a orientação para que se fortaleçam tanto física quanto espiritualmente? Ouse disciplinar.

Amém!

"Eli era uma pessoa dócil demais, por isso não conseguia controlar os seus filhos." 

Leitura: 1Samuel 2.

Um forte abraço!

Que o Senhor abençoe o dia de todos.

Segue algumas fotos!

















         

Nenhum comentário:

Postar um comentário