domingo, 26 de fevereiro de 2012

Um Homem Com Grande Potencial Oculto

Bom dia amados, que a paz do Senhor esteja com vocês!

Quero compartilhar algo com vocês.

O título se chama...

"Gideão"

Já aconteceu de você ser o último sujeito escolhido para uma partida de futebol?
Tentou mostrar que era forte fazendo flexões diante dos amigos, mas cansou logo no início e passou vergonha? Teve de levar para casa um bilhete de advertência da escola?
Cada uma dessas experiências deve ter feito você se sentir mal, inferior mesmo.
A fraca autoestima constituia um problema contra o qual Gideão lutou até que o Espírito de Deus se apoderasse dele (Jz 6.34) e transformasse o potencial que aquele homem ocultava.
Antes disso, Gideão se sentiu aflito, buscando desculpas para não se tornar um líder (Jz 6.15). Primeiro, ele tentou se afastar. Reclamando de como Deus estava ignorando os ataques constantes do inimigo ( Jz 6.1-3), os quais estavam destruindo as colheitas dos israelitas (Jz 6.4), ele se queixou: "... se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso?" Em seguida, Gideão tentou tirar o corpo fora, alegando que era "o menor" de sua família e membro de um dos clãs menos importantes de sua tribo (Jz 6.15).
A resposta de Deus foi esta "O Senhor está com você, poderoso guerreiro" (Jz 6.12). Não se tratava de uma piada. Deus estava espiando Gideão de sua tendência à autodesvalorização, o que encobria seu potencial.
Assim, Deus deu a Gideão um estranho plano de batalha. Pra começar, as chances de prevalecer contra 135 mil inimigos com apenas 32 mil soldados eram tão poucas que pareciam prometer um massacre total. No entanto, Deus pegou aquela proporção de 4 para 1 e começou a reduzi-la. Depois de cortar 22 mil soldados das fileiras israelitas, Ele foi dispensando mais gente até que a prorporção passasse a 45 para 1.
Depois, Deus tirou deles todas as armas, permitindo apenas que carregassem trombetas e tochas (Jz 7.16-22). Contudo, pelo que sabemos a partir de 1 Coríntios 1-18, Deus usou esses instrumentos tal como usaria a "loucura" da morte de um homem em um instrumento de tortura romano para derrotar Satanás. Como os jarros que os soldados de Gideão quebraram no chão, também devemos ser quebrados de modo que a luz da glória de Deus possa brilhar.
Infelizmente, Gideão concluiu o último capítulo de sua vida de uma maneira indigna. Ele foi sábio ao negar a realeza (Jz 8.23); mesmo assim, não conseguia resistir às manifestações de gratidão na forma de presentes. Com eles, fez para si um éfode que os israelitas adoraram. Isso se tornou uma "armadilha" para Gideão e sua família (Jz 8.27). Assim como Gideão, nossa fraqueza pode ser usada por Deus para confundir os poderosos. mas também precisamos nos dar conta de que, não importa como somos usados, toda a glória pertence a Deus (Ap 19.10).

"Eu estarei com você", respondeu o Senhor, "e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem". Jz 6.16

Leitura Jz 6.

Um forte abraço e que o Senhor abençoe o dia de todos.

Álbum de família
















           

Nenhum comentário:

Postar um comentário